• LinkedIn - White Circle

© Desde 2001 - Cellera Comunicações Ltda

  • Cellera

18 citações clássicas de especialistas em marketing e por que elas importam



Este post foi retirado de um originalmente publicado aqui, em inglês, pelo LinkedIn.

“A definição de insanidade é fazer a mesma coisa sempre, mas esperar resultados diferentes.” Você certamente já ouviu essa citação de Albert Einstein, o problema é que Einstein nunca disse isso.

Nós amamos citações de especialistas e marketing e mentes brilhantes do mundo dos negócios. Elas têm o poder de nos inspirar e nos fazer ver as coisas de um novo jeito. Por isso, reproduzimos abaixo 18 citações sobre marketing com explicações sobre porque elas importam no ambiente de marketing atual.

Uma para cada ano da Cellera até 2019, sendo cada uma com o link para a fonte original, para evitarmos reproduzir simples erros ou mesmo colaborar para engrossar ainda mais a bola de neve das fake news.

1.

“Quando as pessoas lerem o seu exemplar, elas estarão sozinhas. Faça de conta que você está escrevendo para cada uma delas uma carta em nome do seu cliente” — David Ogilvy

Ogilvy é conhecido como “o pai da publicidade”. Seu livro de 1983 Ogilvy on Advertising (Ogilvy sobre a Publicidade), de onde esta citação foi retirada, permanece como um dos textos definitivos sobre o assunto. O publicitário europeu era uma mente à frente do seu tempo, reconhecendo mais cedo do que a maioria que uma mensagem de marca efetiva precisa falar diretamente com o receptor, ao invés de ser orientada para as massas.

Fonte

2.

“O objetivo do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem que o produto ou serviço se encaixe a ele e venda a si mesmo” — Peter F. Drucker

Muitas vezes referido como o fundador da gestão moderna, Drucker era um pensador avançado com uma iluminação especial sobre marketing – ainda um conceito nascente quando ele alcançou proeminência nas décadas de 1940 e 1950. Drucker foi pioneiro na ideia de práticas centradas no cliente e ajudou a moldar o cenário em que operamos hoje.

Fonte

3.

“As pessoas compram emocionalmente e justificam suas decisões intelectualmente.” — David Sandler

Marketing e vendas não são a mesma coisa, mas os profissionais de marketing geralmente podem se beneficiar da sabedoria dos grandes vendedores e vice-versa. Sandler é um desses indivíduos; ele desenvolveu processos de vendas que mudam o jogo nos anos 60 e seu legado continua na Sandler Training. A citação acima encapsula de forma sucinta a combinação de emoção e lógica que impulsiona as decisões de compra.

Fonte

4.

“A nova realidade: marketing precisa saber mais sobre vendas, vendas precisa saber mais sobre marketing e todos precisamos saber sobre nossos clientes.” — Jill Rowley

Como Sandler, a especialização de Rowley é em vendas, não em marketing, mas como evangelista de vendas modernas, ela vem liderando a mudança para a colaboração e a convergência. A declaração acima resume porque essa diretiva é tão crucial no ambiente atual. É a força motriz do ABM (account-based marketing) e sua rápida proliferação.

Fonte

5.

“As pessoas não compram o que você faz. Elas compram porque você faz.” — Simon Sinek

Essas 12 palavras contêm muita verdade. Estamos operando em um ambiente extremamente competitivo e saturado, por isso não basta apenas vender produtos ou serviços de uma empresa. Precisamos vender narrativas e estabelecer um propósito. O livro de Sinek, Start With Why (Comece com o Porquê), que se tornou a base de uma das palestras TED mais populares de todos os tempos, é sobre essa ideia.

Fonte

6.

“Não tente fazer um produto para todo mundo, porque este é um produto para ninguém.” — Seth Godin

Godin é um verdadeiro tesouro para citações memoráveis e instigantes. Esta vem de seu livro de 2003 Purple Cow: Transform Your Business by Being Remarkable (Vaca Roxa: Transforme Seu Negócio por Ser Notável), que ajudou a solidificar sua reputação como uma mente empresarial extremamente intuitiva. Godin percebeu rapidamente que as marcas de maior sucesso eram aquelas que iam além da lista de verificação tradicional do profissional de marketing (preços, promoção, publicidade) em busca de verdadeiros diferenciais.

Fonte

7.

“Construa algo que 100 pessoas amem, não algo que 1 milhão de pessoas gostem.” — Paul Graham

Esta citação é frequentemente atribuída ao co-fundador do Airbnb, Brian Chesky, mas ele mesmo credita isso a Graham, que ofereceu o conselho enquanto Chesky estava participando da aceleradora de startups Y Combinator. A mensagem de Graham ecoa o sentimento compartilhado por Godin acima (e por Ogilvy, antes): as empresas e os profissionais de marketing precisam orientar suas ofertas e conteúdos para um perfil de cliente muito específico, em vez de tentar ser o mais atraente possível para as massas.

Fonte

8.

“Novas ideias são às vezes encontradas nos detalhes mais granulares de um problema, onde poucos se preocupam em procurar.” — Nate Silver

Esta citação não é específica para o marketing, mas certamente se aplica a uma atividade que está sempre ávida por novos ângulos, novas perspectivas e novos horizontes. Silver é um guru da análise cujos sofisticados modelos estatísticos foram transformadores, primeiro para o esporte (enquanto ele trabalhava na ESPN) e depois para a política (quando ele lançou o FiveThirtyEight). Em um mundo de métricas e medidas sem fim, os profissionais de marketing são sábios para aprofundar e buscar tendências e verdades ocultas.

Fonte

9.

"Nós precisamos parar de interromper o que as pessoas estão interessadas e ser o que as pessoas estão interessadas.” — Craig Davis

Devemos procurar transformar cada campanha de marketing em um destino, em vez de um obstáculo desagradável ao longo do caminho. As pessoas não se envolvem com conteúdo que não ofereça valor ou entretenimento, especialmente quando podem encontrar facilmente em outro lugar. O comerciante veterano e palestrante Davis toca na ferida com este trecho.

Fonte

10.

“Seus consumidores não se preocupam com você, seus produtos ou seus serviços. Eles se preocupam consigo mesmos.” — Joe Pulizzi

Cândido. Sem rodeios. Honesto. O que mais você esperaria de Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute e um dos profissionais mais respeitados e diretos da indústria? No final do dia, os seres humanos são motivados pelo interesse próprio. Os profissionais de marketing precisam reconhecer isso e se posicionar de acordo. Os clientes não querem saber como a sua marca é ótima; eles querem ouvir sobre como você vai melhorar suas vidas.

Fonte

11.

“Bom conteúdo não é sobre contar histórias, é sobre contar bem uma história verdadeiramente conectiva.” — Ann Handley

É difícil escolher apenas uma citação de marketing de conteúdo da Handley, porque ela nos deu tantas ao longo dos anos como excelente oradora, autora de best-sellers e diretora de conteúdo da MarketingProfs. Ela cativa o público precisamente porque pratica o que prega, associando seus insights a anedotas interessantes que atraem os leitores como um romance que não dá para parar de ler.

Fonte

12.

“Você precisa contar uma história antes que possa vender uma história.” — Beth Comstock

Como um poderoso executivo de longa data da GE, Comstock sabe o que faz as empresas se sustentarem e crescerem. Essa citação condensa em uma dúzia de palavras a função vital do marketing: desenvolver as narrativas e os ativos da marca que se tornam combustível para engajar e vender.

Fonte

13.

“O conteúdo não é rei, é o reino.” — Lee Odden

Odden é o CEO do TopRank Marketing, e essa fala vem do seu livro Optimize, de 2012, no qual ele expôs a estrutura de uma estratégia de marketing verdadeiramente integrada. Invertendo o velho ditado “conteúdo é rei” em uma alternativa moderna mais precisa, ele aponta que o conteúdo não está apenas no centro do domínio de marketing; ele permeia e toca tudo.

Fonte

14.

“Se o seu conteúdo não está repercutindo, você está fazendo errado.” — Dan Roth

Às vezes, vemos "viralizar" tratado como um objetivo, mas isso é equivocado. O objetivo deve ser criar algo que faça as pessoas falarem sobre, pois isso significa que você está desafiando seu público e fazendo-o pensar. Como o Editor in Chief do LinkedIn reconhece, o marketing de conteúdo efetivo não é apenas sobre ser visto; é sobre causar impacto e mover mentes.

Fonte

15.

“O Google só te ama quando alguma outra pessoa te ama primeiro.” — Wendy Piersall

Piersall publicou estas palavras prescientes em 2007. Elas soam mais verdade agora. Naquela época, os algoritmos de busca eram mais robóticos e mais fáceis de manejar. Agora, eles são mais inteligentes e priorizam os resultados com base em sinais mais profundos de engajamento e satisfação do usuário. Em vez de empilhar palavras-chave, os redatores de conteúdo devem procurar criar algo que todos os outros irão adorar (e compartilhar). Nesse ponto, a magia do SEO acontecerá por conta própria.

Fonte

16.

“Conteúdo é fogo e mídia social é gasolina.” — Jay Baer

Autor a palestrante extremamente popular, Baer é tão citável como as citações vêm, mas este pode ser o seu magnum opus, aparecendo em quase todas as principais listas de citações de marketing de mídia social. É tão profundo quanto preciso por descrever com precisão o potencial explosivo de conteúdo provocativo alimentado por uma estratégia de mídia social inteligente.

Fonte

17.

“Transparência talvez seja a mais disruptiva e de longo alcance inovação a surgir das mídias sociais.” — Paul Gillin

Do ponto de vista das marcas, o advento das mídias sociais ofereceu outra maneira de atingir os clientes. Mas por outro lado, introduziu uma dinâmica inteiramente nova, fazendo deste um diálogo de duas vias. De repente, as empresas precisavam se abrir e apresentar uma personalidade consistente e autêntica em uma configuração sempre ativa. Em um momento em que estabelecer confiança é essencial, isso agora é imperativo tanto para B2C, quanto B2B, onde Gillin opera em grande parte.

Fonte

18.

“Se alguém reagir quanto ao ROI social, pergunte à sua equipe de marketing se ainda está comprando espaços impressos.” — Ian Lurie

A comprovação do ROI (retorno do investimento) dos seus esforços de marketing em mídias sociais não é o mistério de antes, mas, como afirma o vice-presidente executivo da Clearlink, a importância de ser ativo nas redes sociais vai além do benefício monetário. As empresas que não têm uma presença impressionante na mídia social correm o risco de ficar para trás e projetam essa imagem para fora.

Fonte

#MARKETINGDECONTEÚDOJURÍDICO