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Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa



Comunicação é cada vez mais sobre relacionamento e menos sobre compra de espaços para veicular uma mensagem. Daí o mundo de oportunidades que uma organização jurídica encontra para se comunicar/relacionar com seus públicos de interesse nos dias atuais, uma vez que a compra de espaços que caracteriza a publicidade permaneceu proibida no novo Código de Ética da OAB. Considerando que a mídia é um dos públicos mais importantes para qualquer organização, uma sociedade de advogados também não pode prescindir de uma Assessoria de Imprensa para alcançar seus objetivos de negócios.

Marilene Lopes foi uma das primeiras jornalistas do país a investir em um MBA para assumir cargos de gestão em grandes companhias como a Xerox do Brasil, uma empresa tradicionalmente considerada low profile, na qual, em 1991, ela idealizou e implementou pioneira política de “portas abertas”. No livro “Quem tem medo de ser notícia?”, ela explica como funciona o dia-a-dia do trabalho de relacionamento com jornalistas. Uma de suas dicas mais importantes é a de que “uma comunicação eficaz começa com um bom briefing”. Este é o termo pelo qual se denomina, em comunicação, o conjunto de informações necessárias para a criação de um produto ou serviço de comunicação, de um simples texto a um planejamento completo.

Após esse ponto de partida, existem inúmeras ferramentas a que uma Assessoria de Imprensa pode recorrer para obter sucesso na comunicação de seus clientes. Algumas estruturas chegam a incluir a organização de eventos dentro das responsabilidades da assessoria de imprensa. O que se deve ter atenção, especialmente em tempos de proliferação de novas ferramentas digitais, é que não existe fórmula pré-fabricada para o uso dessas ferramentas. É fundamental que elas estejam organizadas em um planejamento estratégico a serviço dos objetivos de cada cliente e como solução dos desafios com os quais eles possam ter que lidar em cada ocasião.

Doutor em Comunicação, Jorge Duarte organizou um dos principais livros que tratam do assunto (“Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia”), no qual destaca, no ano de 2002, 34 produtos e serviços de comunicação, entre eles: apuração de pautas e sugestão de entrevistas com porta-vozes da organização; redação de artigos; manutenção de mailing atualizado; reunião de clipping; organização de encontros, cursos para jornalistas e concursos de reportagem; elaboração de dossiê sobre assuntos específicos; produção de fotos e vídeos; edição de veículos institucionais; entre outros.

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